quarta-feira, 8 de outubro de 2014

D.Manuel I

Dom Manuel I
Armoires portugal 1481.svg
Rei de Portugal
Governo
Reinado25 de outubro de 1495 —
13 de dezembro de 1521
Coroação27 de Outubro de 1495, Alcácer do Sal
ConsorteD. Isabel de Aragão
D. Maria de Aragão
D. Leonor de Áustria
AntecessorD. João II
HerdeiroD. João III (filho)
SucessorD. João III
DinastiaAvis
TítulosO Venturoso
Vida
Nascimento31 de Maio de 1469
AlcochetePortugal
Morte13 de Dezembro de 1521 (52 anos)
LisboaPortugal
SepultamentoMosteiro dos JerónimosLisboa
FilhosD. Miguel da PazD. João IIID. IsabelD. BeatrizD. LuísD. FernandoD. Afonso, D. Maria, D. Henrique ID. DuarteD. António, D. Carlos, D. Maria
PaiD. Fernando de Viseu
MãeD. Beatriz
Filho adotivo do príncipe D. João II, a quem votava afeição filial, foi feito, à morte do seu irmão D. Diogo, duque de Beja, senhor de Viseu, Covilhã e Vila Viçosa, governador do mestrado de Cristo, condestável do reino, e fronteiro‑mor de Entre-Tejo e Guadiana. O acidente que vitimou o herdeiro do trono (D. Afonso) conduziu a que fosse aclamado rei em Alcácer do Sal (27 de Outubro de 1495). Realizou três casamentos, o primeiro em 1497 com D. Isabel (viúva de D. Afonso), o segundo em 1500 com a infanta D. Maria de Castela e o terceiro em 1518, com D. Leonor, irmã de Carlos V. 
Como político, teve sempre em conta o interesse nacional. Recebeu o governo exatamente no momento em que a Nação se preparava para alcançar a mais elevada projeção. Os vinte e seis anos do seu reinado conheceram grande actividade nos domínios da política interna, da política ultramarina e da política externa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário