Características trágicas em Frei Luís de Sousa
· Existência de personagens com o papel de confidentes (personagens que existem para que as outras personagens digam o que sentem) e coro (conjunto de pessoas que cantava um cântico pesado que ia interrompendo a acção para comentar o desenrolar da mesma e profetizar
· Existência da regra das três unidades: tempo, espaço e acção
· A tragédia tem como objectivo provocar a piedade (pelas vítimas) e terror (por alguém que há-de vir dos mortos) nos espectadores
· Estrutura do desfecho:
Presságios
(vários elementos, situações ou ditos das personagens que vão aumentando a tragédia
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1 – Peripécia (momento em que o decorrer da acção é irremediavelmente invertido)à a chegada de alguém que trás notícias de D. João de Portugal
2 – Revelação (segredo/identidade que se revela)à o revelar da identidade do romeiro
3 – Catástrofe (morte violenta/final que vitima as personagens envolvidas)à morte figurada no caso de Manuel e Madalena e morte violenta de Maria.
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· No desfecho temos a presença do destino como castigo do amor de D. Madalena por D. Manuel
· Destino: força superior que transcende a vontade das personagens e perante a qual as personagens se tornam indefesas
· Presságios: Fogo( destrói a família e destrói o retrato); Leituras ( Lusíadas e Menina e Moça)
· Phatos: crescente de aflição e de angústia que conduz ao clímax da acção através de uma precipitação de acontecimentos através dos presságios.
· Hybris: desafio lançado aos deuses ou às autoridades (atitude de D. Madalena ao casar com D. Manuel)
· Clímax: auge do sofrimento
· Peripécias: mutação repentina da situação
· Anagnorisis: reconhecimento ou constatação dos motivos trágicos
· Moira ou fatum: força do destino
· Catástrofe: desfecho trágico
· Leitura simbólica de Frei Luís de Sousa:
§ Tragédia – sexta-feira (dia de azar); a noite (parte do dia propícia a sentimentos de terror e parte escura do dia); os números:
ü 7 à nº de anos de busca
ü 14 à tempo de casamento (7 reforçado, 14=2x7)
ü 21 à tempo da acção
ü 13 à nº de azar, idade de Maria
ü 3 à nº de elementos da família sujeitos à destruição, 3 retratos na sala dos retratos.
§ Pátria – atitudes de Manuel de Sousa que se podem resumir num protesto à tirania, defesa dos valores da pátria.
ü Incêndio à símbolo patriótico
ü A família pode ser vista como a unidade da pátria, a destruição da família é a destruição da pátria governada pelos estrangeiros.
ü Oposição entre D. Manuel e D. João à entre Portugal velho e ultrapassado e o novo e actual que se pretende (Manuel)
Características românticas em Frei Luís de Sousa
· Narcisismo/ hipertrofia do eu: as personagens dão construídas a partir de uma projecção. Almeida Garrte transporta o seu problema de amor para D. Madalena e transporta o problema da filha ilegítima para Maria
· Preferência pelas horas sombrias: o desenrolar da acção passa-se essencialmente à noite ou de madrugada.
· Culto da mulher-anjo: na personagem de Maria
· Nacionalismo/ patriotismo: nas atitudes de Manuel de Sousa
· Preferência por personagens imperfeitas: D. Madalena que se apaixonou ainda casada
· Religiosidade
· Mitos/superstição
· Infracção e pecado
· Individualismo versus sociedade: Manuel de Sousa Coutinho decide o que há-de fazer porque a sociedade aponta Maria como filha do pecado, o 1º casamento seria inválido
· Liberdade versus destino: Ao escolher o amor, D. Madalena comete uma infracção à religião e costumes e o destino castiga essa acção. Será então o homem livre ou será dominado pelo destino? Tudo o que fará por escolha própria estará sujeito a castigo por parte do destino?
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