Canto I, est. 1-3, em que Camões proclama ir cantar as grandes vitórias e os homens ilustres - “as armas e os barões assinalados”; as conquistas e navegações no Oriente (reinados de D. Manuel e de D. João III); as vitórias em África e na Ásia desde D. João a D. Manuel, que dilataram “a fé e o império”; e, por último, todos aqueles que pelas suas obras valorosas “se vão da lei da morte libertando”, todos aqueles que mereceram e merecem a “imortalidade” na memória dos homens.
A proposição aponta também para os “ingredientes” que constituíram os quatro planos do poema:
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Plano da Viagem - celebração de uma viagem:
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"...da Ocidental praia lusitana / Por mares nunca de antes navegados / Passaram além da Tapobrana...";
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Plano da História - vai contar-se a história de um povo:
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"...o peito ilustre lusitano..."."...as memórias gloriosas / Daqueles Reis que foram dilatando / A Fé, o império e as terras viciosas / De África e de Ásia...";
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Plano dos Deuses (ou do Maravilhoso) - ao qual os Portugueses se equiparam:
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"... esforçados / Mais do que prometia a força humana..."."A quem Neptuno e Marte obedeceram...";
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Plano do Poeta - em que a voz do poeta se ergue, na primeira pessoa:
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"...Cantando espalharei por toda a parte. / Se a tanto me ajudar o engenho e arte..."."...Que eu canto o peito ilustre lusitano...".
Canto I, est. 4-5, o poeta pede ajuda a entidades mitológicas, chamadas musas. Isso acontece várias vezes ao longo do poema, sempre que o autor precisa de inspiração:
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Tágides ou ninfas do Tejo (Canto I, est. 4-5);
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Calíope - musa da eloquência e da poesia épica (Canto II, est. 1-2);
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Ninfas do Tejo e do Mondego (Canto VII, est. 78-87);
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Calíope (Canto X, est. 8-9);
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Calíope (Canto X, est. 145).
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Canto I, est. 6-18, é o oferecimento do poema a D. Sebastião, que encara toda a esperança do poeta, que quer ver nele um monarca poderoso, capaz de retomar “a dilatação da fé e do império” e de ultrapassar a crise do momento.
Termina com uma exortação ao rei para que também se torne digno de ser cantado, prosseguindo as lutas contra os Mouros.
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Exórdio (est. 6-8) - início do discurso;
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Exposição (est. 9-11) - corpo do discurso;
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Confirmação (est. 12-14) - onde são apresentados os exemplos;
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Peroração (est. 15-17) - espécie de recapitulação ou remate;
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Epílogo (est. 18) - conclusão.
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